<$BlogRSDURL$>

5.10.06

Nem só o Google salva!
(Publicado em 02.08.06)

Nem só o Google salva: o You Tube também. Disso todo mundo já sabe, afinal a monstruosa quantidade de vídeos que podem ser encontrados na rede através dele beira o incalculável. Esta semana eu decidi testar o quase clichê "tem de tudo no You Tube", e encontrei em segundos o belíssimo depoimento que foi ao ar na novela das oito no dia em que não assisti (aquele da senhora de 68 anos que contou ter descoberto o orgasmo ao som de O côncavo e o convexo do Rei Roberto Carlos). OK, era algo fácil e bastante previsível de se encontrar. Decidi, então, procurar vídeos sobre literatura, afinal estava sem assunto para a coluna desta semana. E não é que encontrei algumas coisinhas? Acabou virando um passatempo viciante: a toda hora que lembro de alguma coisa eu corro pro site e faço uma busca rápida.

Vou compartilhar com vocês, ok? Só não espalhem por aí que eu ando estimulando a pirataria, porque eu nego até a morte, ajoelhado nos caroços de milho.

Pra começar, aquela que é quase onipresente, a dona do séqüito mais fiel e talibã dentre os leitores brasileiros, Clarice Lispector em sua célebre entrevista na TVE, com direito a apresentação do Gastão Moreira:
Clique aqui!

Ainda na década de 70, Jorge Luis Borges em entrevista para a TV:
Clique aqui!

Divertido foi ver o Leminski com a habitual cara de intelectual de boteco, declarando que "o uso da linguagem dá um barato fundamental ao ser humano", maior do que o sexo, o álcool e as drogas:
Clique aqui!

Ele também fala da importância do judô para a poesia:
Clique aqui!


Tem ainda aquela ótima cena em que o lindo poema do W.H. Auden, Funeral Blues é recitado, no meio daquele filme quase constrangedor, Quatro casamentos e um funeral (que, se Deus quiser, será esquecido em poucos anos, acredito piamente nisso):
Clique aqui!

No cinqüentenário de Grande Sertão: Veredas, uma cena rápida da adaptação feita pela Globo nos 80 (aquela que nunca mais foi reprisada), com Tony Ramos como Riobaldo e Bruna Lombardi como Diadorim:
Clique aqui!

Uma animação de gosto duvidoso a partir de uma das cidades imaginadas pelo livro do Calvino, As cidades invisíveis:
Clique aqui!

A fala de Harold Pinter ao receber o Nobel em 2005 (legendada em espanhol), afirmando que na arte "não há grande distinção entre o que é verdadeiro e o que é falso" (fala que deu vontade de copiar na íntegra e dedicar uma coluna inteira só a ela):
Clique aqui!

Pra não dizer que não falei de Beckett, tem um minuto e meio de Film, aquele que citei semana passada:
Clique aqui!

Esse eu não vi inteiro, mas vou baixar e ver com calma depois: Chomski vs. Foucault, quase que o grande duelo da segunda metade século XX:
Parte 1
Parte 2

Eu também fui atrás dos beatniks, pra não dizerem por aí que eu nunca dou atenção à contracultura, tem o filme Pull my daisy, de Robert Frank, realizado em 1959 e narrado pelo Kerouac (bom, esse também tem em alta resolução para download legalizado e gratuito no www.ubu.com):
Clique aqui!

E fiz a caridade de trazer umas migalhas de sub-literatura, pros que gostam de se torturer, como essa entrevista com Bukowski em início de carreira:
Clique aqui!

E esse momento vergonhoso em que Bono e Tom Waits desperdiçam seu precioso tempo de Pop Stars empenhados em salvar o mundo para recitar trechos de Bukowski:
Clique aqui!

Bom, aí vc me pergunta: "Mas, Erly, minha conexão é discada ou, pior ainda, é um Velox (Lerdox, que nem o meu) da Telemá, como eu irei assistir esses vídeos on line?" Calma que eu já trago a solução (e aqui vou dar uma de Menotti e ensinar gambiarras): existe um site chamado Qooqle Vídeos (um piratex japonês, pra variar) que faz buscas dentro do You Tube. É só você clicar no vídeo que surgir como resultado da busca que abre uma janela com um player. No canto inferior direito, você clica em "options". Depois, em "get download link". Vai aparecer um link para download, você vai clicar com o botão direito e salvar o arquivo com o nome que você preferir (só lembrar de renomear a terminação como ".flv"). Pronto, o vídeo em baixa resolução vai para seu HD, em instantes. Para assistir, você só precisa de um player de arquivos FLV (se vc digitar "FLV player" no Google, acha milhares deles, com link para download) e pode assistir ao seu escritor predileto, à hora em que quiser.

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?