<$BlogRSDURL$>

29.4.06

Resoluções de Ano Novo

Erly Vieira Jr
(Publicado em 04.01.06)

Minha mãe me falou que falar mal dos outros sem motivo é coisa muito feia e que meninos como o Diogo Mainardi não vão pro Céu. Bom, uma das coisas que menos quero no mundo é passar o resto dos meus dias no mesmo lugar que esse sujeito. Por isso mesmo, minha primeira resolução de Ano-Novo é nunca mais nem citar o nome de Bruna Surfistinha, muito menos falar mal dela. Isso também vale pra todos os ex-blogueiros metidos a escritores que imitam descaradamente Bukowski, Fante ou os Beatniks. A melhor forma de colocar o que é ruim no seu lugar é elogiar o que é bom. Não comentar sobre livros vergonhosos hypados sabe-se lá por quem ainda é a melhor forma de incentivar o instantâneo ostracismo desses modismos. Que assim seja.

A segunda resolução de Ano-Novo é ler as obras completas do Diogo Mainardi. Se for pra falar mal, tem que ser com total conhecimento de causa. E a terceira é ler as obras completas de Guimarães Rosa. Afinal, depois de atravessar o Mainardi, vou precisar de literatura de verdade pra poder me desintoxicar. Aí, eu aproveito pra terminar a leitura de A montanha mágica, que já se arrasta por muito tempo.
Uma outra resolução, agora falando sério, é rezar todo santo dia pra que apareça uma revista literária decente neste Estado pra poder escoar a produção literária local. Toda vez que vou a Belo Horizonte, eu me sinto o "primo pobre" ao me deparar com o Suplemento Literário editado pelo Governo de Minas. Todo mês sai um caderno inteiro de 24 páginas divulgando (e muito bem) o que rola por lá, enquanto que por aqui, nada. Desde que a revista Você parou de circular (e lá se vão mais de sete anos), o cenário capixaba ficou órfão de um espaço mais amplo pro debate e difusão do que se escreve aqui, seja ficção, poesia, ensaio, crônica ou crítica literária. Que existe muita gente por aqui fazendo boa literatura e bons ensaios teóricos, isso a gente sabe. Falta é oportunidade pra essa produção toda sair da gaveta. Fazer pensamento positivo pra que haja várias boas estréias em livro este ano é a quinta resolução: nós, leitores, merecemos!

Uma última resolução, já que seis é um número de promessas suficiente pro ano inteiro, é continuar fazendo dessa coluna um espaço democrático e instigante acerca do debate literário. Compartilhar novidades, resgatar preciosidades, receber e-mails de leitores com dicas quentíssimas e correr atrás dessas dicas. E, mais que tudo isso, poder celebrar o prazer de se ler um, dois, dezenas de livros. Feliz 2006!

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?