<$BlogRSDURL$>

29.4.06

Próxima parada: Estação Capixaba

Erly Vieira Jr
(Publicado em 22.02.2006)

Duas colunas atrás eu falei do vasto banco de dados que o site Poetas Capixabas disponibiliza na internet. Hoje, vou falar de outro site que abre um espaço preciosíssimo para a produção local: trata-se da Estação Capixaba. No endereço www.estacaocapixaba.com.br, mantido pela Cultural-ES e coordenado pela Maria Clara Santos Neves, encontra-se a seção Bravos companheiros e fantasmas, dedicada à literatura brasileira produzida no Espírito Santo. Esta seção, que fica a cargo do Reinaldo Santos Neves, reúne uma série de textos literários e críticos que permitem ao leitor ter contato com um verdadeiro "quem é quem" da cena capixaba. Basta clicar no link literatura, da página inicial do site, que a viagem tem início imediato.

Logo de entrada, há a seção Visão geral, onde encontramos dois textos preciosíssimos: um texto do Luiz Busatto sobre o modernismo antropofágico no Estado e o Mapa da literatura brasileira feita no Espírito Santo, elaborado por Reinaldo Santos Neves e, pasmem, ainda inédito em livro. O ensaio de Reinaldo parte do período colonial até a virada do século e, além de resgatar momentos importantes, como o Jardim Poético publicado no século XIX e autores como Maria Antonieta Tatagiba e Haydeé Nicolussi, apresenta um riquíssimo panorama sobre o período posterior à década de 50. Eu destaco principalmente a seção sobre os anos 80, considerados a "época de ouro" da produção local, com sua efervescência amplamente detalhada e discutida no ensaio.

Ainda no campo da teoria, temos uma seção com textos críticos acerca da literatura mundial, de autoria de Andréia Delmaschio, Lino Machado e Oscar Gama Filho.
Complementando o estudo de Reinaldo, temos o Rol de autores, com verbetes sobre os principais nomes citados no "Mapa", contendo notas bio-bibliográficas e algumas de suas obras.

Mas o site não se prende só à produção consagrada. Duas outras seções merecem ser destacadas. Uma delas é o Canteiro de obras, contendo textos de diversos autores, talvez a região mais preciosa e saborosa do site. Trabalhos de Luiz Romero de Oliveira, Miguel Marvilla, Luiz Guilherme Santos Neves, Paulo Sodré, Ivan Borgo, além de um romance inédito (O senhor Kurtz, morto) e uma coletânea de contos, ambos de autoria de Renato Pacheco. O canteiro foi iniciado em 2001, com a publicação de "fascículos" iniciais de quatro autores, e permite que possamos ter acesso a pérolas como um livro inteiro de inéditos do poeta Lino Machado e toda a seqüência das aventuras de José Garibaldi Magalhães, o herói da série Dois graus a leste, três graus a oeste, escrita por Reinaldo Santos Neves. Aliás, a série de crônicas protagonizadas pelo jazzófilo purista que detestava Miles Davis é mais uma das incríveis obras inéditas de Reinaldo, talvez o maior prosador residente neste Estado (essa é minha opinião pessoal, mas os textos ilustram isso muito bem). Garanto que não ficam muito atrás se comparadas a romances essenciais do autor, como Sueli: Romance confesso e As mãos no fogo.

Uma última seção que merece nossa atenção é a que contém, na íntegra, o livro A parte que nos toca, coletânea de 2000 que já foi diversas vezes selecionada para o vestibular da Ufes (aliás, sua disponibilização on line ocorreu como parte das comemorações dos 40 anos da Universidade). Pra quem nunca pôde ler a antologia, há muito esgotada, a chance está aí, numa amostra do melhor que se anda escrevendo por estas bandas.

Por essas e outras, a Estação Capixaba é parada certeira em minhas navegações na rede. Espero que daqui por diante, seja de vocês também.

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?